Tags , ,

Com um nome derivado da combinação das palavras japonesas para “adicional” (ka) e “pressão” (atsu), o sistema Kaatsu trata-se do uso de controladores de pressão em torno de dos braços e pernas para reduzir a quantidade de sangue que flui para as extremidades.

Esta versão de treino usa este torniquete para diminuir o fluxo de sangue de voltaria ao coração, fazendo com que seus membros fiquem inflados com sangue. Isto preenche mais capilares, e aumenta significativamente a concentração de ácido láctico no sangue. Mesmo realizando o treino com cargas relativamente baixas de peso, isso força os capilares como se tivesse realizado um exercício pesado e prolongado. Esta simulação de exercício rígido também engana o cérebro forçando-o a entender que o corpo está passando por um treino muito difícil, fazendo com que sua glândula pituitária liberem mais hormônios de crescimento.

Neste vídeo, podemos ver a aluna da Miskey Academia  Giovana Racosta onde se aplica o treino de Kaatsu Trainer (Oclusão Vascular).

 

Invenção

Em 1966, com 18 anos de idade, Yoshiaki Sato estava participando de uma cerimônia budista no Japão quando suas pernas ficaram adormecidas enquanto estava sentado na tradicional postura japonesa para a cerimônia. Era uma dor insuportável. Desesperado, começou a massajar seus músculos numa tentativa de aliviar o desconforto durante a longa cerimônia. Ele percebeu que sua circulação sanguínea estava bloqueada em suas panturrilhas pois ele estava sentado nos pés. Neste momento, ele teve a ideia de criar um treino com oclusão do sangue.

Ao longo dos próximos 7 anos, ele realizou as experiencias em seu próprio corpo, diferentes formas de amarras e com diferentes pressões em várias partes do seu corpo. Ele metodicamente acompanhou o tipo de pressões trabalhadas e quais experiências davam melhores resultados. Com anos de experimentação com diversos acertos e erros, Sato desenvolveu gradualmente uma metodologia para controlar com segurança o fluxo sanguíneo em seus membros. Em 1973, aos 25 anos de idade, Sato desenvolveu os detalhes o treino que é praticado atualmente.

Tratamento Médico

Quando ainda desenvolvia seu método de treino revolucionário, Sato sofreu um acidente de esqui e fraturou seu tornozelo e danificando os ligamentos do joelho. Os médicos disseram que Sato levaria no mínimo 6 meses para se recuperar.

Mesmo engessado, Sato reabilitou-se com seu treinamento.  Os resultados surpreenderam seus médicos quando seus músculos não se atrofiam e ele se recuperou completamente dentro de 6 semanas.

Hoje este treinamento é amplamente utilizado na recuperação de lesão.

Comentários

comentários

Pin It on Pinterest

Share This

Powered by themekiller.com